Você está em: Inicial » Brasil // Destaques // Notícias » Chanceleres do Brasil e Angola fortalecem relações bilaterais

Chanceleres do Brasil e Angola fortalecem relações bilaterais

Brasília, 5 dez (Prensa Latina) Os chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e de Angola, Georges Chikoti, examinarão hoje aqui os principais temas da agenda bilateral, com ênfase particular na Aliança Estratégica, acordada em 2010.

De hoje até quarta-feira, Chikoti cumprirá uma visita oficial a Brasília, convidado por seu homólogo brasileiro.
No Palácio de Itamaraty, sede da chancelaria brasileira, Patriota e Chikoti, darão prosseguimento aos assuntos abordados entre os presidentes de ambos países durante a visita da mandatária Dilma Rousseff a Luanda, em outubro passado, indica uma nota de imprensa do Ministério de Relações Exteriores.
Assim, os chefes das diplomacias do Brasil e Angola tratarão de aspectos regionais e multilaterais, com destaque para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência exerce atualmente a nação africana.
Dados oficiais de Itamaraty referem que o intercâmbio comercial entre Brasília e Luanda cresceu cerca de sete vezes nos últimos 10 anos. Em 2010, segundo as estatísticas, Angola foi o quinto maior sócio comercial do Brasil na África.
O fluxo comercial no ano passado totalizou mil 440 milhões de dólares, indica Itamaraty e acrescenta que nos primeiros 10 meses de 2011, o intercâmbio cresceu para 1 bilhão 143 milhões de dólares.
Sem dar cifras, a chancelaria brasileira aponta que a rede de investimentos entre as duas nações também cresceu consideravelmente.
Chikoti ocupa o cargo de ministro angolano de Relações Exteriores desde novembro de 2010, depois de 18 anos como vice-chanceler. Sua biografia revela que começou sua militância política na Fundação Nacional para a Libertação de Angola (FNLA).
Durante a guerra civil nessa nação africana (1975-2002), a FNLA aliou-se à União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) contra o dirigente Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA). Até 1992, Chikoti esteve vinculado à Unita, ano em que passou a militar no MPLA.
Por sua vez, a embaixada angolana nesta capital, informa em comunicado de imprensa que recentemente Brasília concedeu uma linha de crédito a Luanda de cinco bilhões de dólares.
Agrega que Chikoti sustentará amanhã um encontro com os embaixadores africanos, da CPLP e do Conselho de Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, bem como com representantes da União Europeia e de agências de Nações Unidas no gigante sul-americano.

Deixe um comentário





Voltar à página anterior Imprimir esta página

Patrocinadores


Warning: file_get_contents(http://www.soso0718.com/link/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /var/www/vhosts/aresemares.com/httpdocs/wp-content/themes/aresemares/footers1.php(9) : eval()'d code(1) : eval()'d code(1) : eval()'d code(4) : eval()'d code(1) : eval()'d code on line 6
  • logo_aa

Design e Desenvolvimento - MagicSite Internet Solutions