-É Consultor em GESTÃO EMPRESARIAL, no BRASIL.
-É Palestrante em GESTÃO EMPRESARIAL COM ÊNFASE EM CÁLCULOS DE CUSTOS E FORMAÇÂO DE PREÇOS DE VENDA, atividade realizada em Faculdades, Colégios, Associações Comerciais e Industriais, FIESP- Federação dos Industriais do Estado de São Paulo, OAB- Ordem dos Advogados do Brasil, FATEC, etc, no BRASIL.
-É Tradutor Juramentado pela CORTE SUPREMA DA ÁFRICA DO SUL.
-É Fundador, proprietário e Diretor da ARES E MARES, revista que unirá, definitivamente, os países de EXPRESSÃO LUSÓFONA e fará circular os bens culturais entre os oito países integrantes da CPLP-COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, bem como suas DIÁSPORAS, tais como MACAU, GOA , DAMÃO, DIU, MALACA e COLÓNIAS DE IMIGRANTES dispersas pelo mundo, oriundas destes povos.
-É Compadre das ACADEMIAS DO BACALHAU, em vários países. São cerca de quarenta.
-Foi Fundador e Presidente da ASSOCIAÇÃO NORTE-METROPOLITANA e Vice- Presidente do FUTEBOL CLUBE DA BEIRA, ambos na cidade BEIRA- MOÇAMBIQUE.
-Foi Fundador e Diretor da ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA E DESPORTIVA PORTUGUESA, com cinquenta e um anos de existência em 2011, com sede em JOHANNESBURG – ÁFRICA DO SUL.
– Foi Fundador e Diretor do CENTRO DE AJUDA AOS REFUGIADOS das ex-Províncias Ultramarinas Portuguesas da África Ocidental e Oriental, entre 1975 e 1977, nas cidades de PRETÓRIA e JOHANNESBURG – ÁFRICA DO SUL, e teve a missão de se deslocar ao BRASIL em 1975, e juntamente com sua alteza PRINCESA SOPHY MANSIREFF, em contato com autoridades, políticos e a comunidade imigrante portuguesa, criar condições para a vinda de centenas de famílias refugiadas para o Brasil, onde eram recebidas com grande apoio do MAEP, do RIO DE JANEIRO.
-Foi Professor nas ESCOLAS INDUSTRIAIS DE SÁ DA BANDEIRA, BENGUELA E NOVA LISBOA , em ANGOLA. Atualmente as cidades de Sá da Bandeira e Nova Lisboa têm os seus nomes mudados para Lubango e Huambo, respectivamente.
-Foi professor da língua portuguesa no BERLITZ SCHOOL OF LANGUAGES, em JOHANNESBURG – ÁFRICA DO SUL.
-Foi Professor de GESTÃO EMPRESARIAL – CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, na FIRP- FACULDADES INTEGRADAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-BRASIl.
-Trabalhou para as Multinacionais DEMAG (alemã), NORTON ABRASIVES (Norte-Americana), ALEXANDER PROUDFOOT (Norte-Americana) e prestou Assessoria a cerca de 200 empresas brasileiras, entre as quais se destacam GERDAU, S.A.,, fabricação de aço ,EMBRAER, S.A.,fabricação de aeronaves, ESTALEIRO MAUÁ, construção naval,CARBONÍFERA CRICIÚMA, S.A., mineração e beneficiamento de carvão, UNIBANCO, ULTRAGÁS,S.A, CERÂMICA PORTO FERREIRA, FÁBRICA DE CERVEJA SKOL, TRANSFORMADORES TRAFFO, empresas que, individualmente,têm milhares de funcionários.
– É grande conhecedor dos anseios e necessidades desta grande COMUNIDADE LUSÓFONA, porque durante muitas décadas viveu ativamente nos quatro maiores países desta comunidade, BRASIL, ANGOLA, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL e, ainda , no ZIMBABUÉ e ÁFRICA DO SUL, onde residem mais de 600.000 portugueses e moçambicanos, países que percorreu de ponta a ponta para conhecê-los em suas totais extensões.
–Romancista, poetisa e defensora inabalável da lusofonia.
-Autora de poemas publicados nos livros: Valores Literários do Brasil I, Antologia de Poetas e Escritores do Brasil e Valores Literários do Brasil II.
-Autora dos poemas do livro “Canção de uma alma” . Os referidos poemas foram transformados em esculturas.
-Autora da Exposição “Poesias Hibridas” que uniu em só trabalho três formas de linguagem artística: a poesia, artes plásticas e a fotografia digital.
É membro do Grupo Cultural que realiza a Jornada Internacional de Escritoras, evento que ocorre anualmente na cidade de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, Brasil. O referido evento tem ressonância internacional.
-É membro da Casa das Flores, local de encontros filosóficos onde realiza estudos de padrões arquetípicos, dos mitos, contos de fadas e folclore, acumulando conhecimento sobre as histórias de todos os povos.
-É membro da ARPE (Associação Riopretense de Escritores).
-É membro da REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras).
-Coordenadora e diretora da Revista Plural, revista brasileira de idéias e linguagens.
-Fundadora e diretora do Grupo Cultural Ares e Mares que tem a missão de fazer circular os bens intelectuais e culturais entre os países de língua portuguesa em nome da solidariedade e da paz.
-Autora de romance histórico “Assim Caminha um Vencedor” (1999/esgotado). Livro escrito durante o tempo que conviveu com os descendentes dos Incas nas cidades de Cuzco (Capital Arqueológica da América do Sul e Patrimônio Cultural da humanidade) e Machu Picchu (vale sagrado dos Incas), ambas localizadas no Peru.
-Autora dos poemas do livro “Equilibrio” (inédito) escritos durante a peregrinação que realizou no Caminho de Santiago de Compostela, Espanha.
-Autora do livro “Mathyê, o senhor das quatro direções” (2011), romance que utiliza a história como recurso para a narrativa e que relata as contradições da alma humana. Referido livro faz parte da Comunidade Européia e do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal.
-Participou em Junho/2011 da fantástica Viagem às nascentes da Língua Portuguesa como a única romancista convidada do Estado de São Paulo, Brasil. Percorreu com um grupo de escritores brasileiros em nome da cultura e da solidariedade as cidades de Lisboa, Sintra, Porto, Gaia, Fátima, Aljubarrota, Arouca (Portugal) e Santiago de Compostela e Rianxo (Galiza).
-É membro da Academia do Bacalhau, com aproximadamente 44 Academias espalhadas pelo mundo.
2 Comentários + Comentar
Gislaine (Editar) 14 de abril de 2012 às 20:29
Idéia linda!! Projeto maravilhoso! Sucesso a vocês! beijos
Responder
admin (Editar) 14 de abril de 2012 às 21:22
Muito obrigado
É uma satisfação pertence a uma revista que congrega humanidades ao lado de Roseli Ferraz Arruda, batalhadora de idéias.
Um grande projecto… Parabéns.
Parabenizo-o pelos lindos comentários
Sónia
Muitíssimo obrigado Sónia.
Se as acções fossem tão fáceis quanto as palavras, muito mais teria feito pela nossa secular e tão internacionalizada comunidade.
Infelizmente uma andorinha só não faz a Primavera, mas pode inciar uma bela Primavera se outras andorinhas surgirem no horizonte para formarem um grande bando e se juntarem à primeira.
Seja uma dessas andorinhas e traga outras consigo.
Um grande e respeitoso abraço cheio de afecto.
Armando C. O.Ribeiro.