Você está em: Inicial » Angola // Brasil // Cabo Verde // Ciência // Fotos // Galiza // Geoturismo // Goa, Damão e Diu // Guiné-Bissau // Macau // Matérias Especiais // Moçambique // Países // Portugal // São Tomé e Príncipe // Timor Leste » FLOR Não- me -esqueças dos AÇORES

FLOR Não- me -esqueças dos AÇORES

1

Na ilha do Corvo, Açores, foram descobertos vários exemplares de uma espécie de planta rara, que apenas existe em duas ilhas dos Açores e da qual não havia registos desde 2001.

Os exemplares da espécie em questão, a não-me-esqueças (Myosotis azorica), foram descobertos no início de Agosto em trabalhos de prospecção das falésias costeiras da ilha do Corvo realizados pelos técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

A não-me-esqueças pode ser encontrada apenas nas ilhas das Flores e do Corvo. Porém, desde 2001 que não existem registos conhecidos. Em 2012, a espécie voltou a ser avistada, mas apenas cinco exemplares.

Durante os trabalhos de prospecção, os técnicos da SPEA identificaram uma população da espécie com cerca de 50 plantas “com flor e com produção de sementes”, o que cria a “esperança que este tesouro único sobreviverá nas próximas gerações”, indica a organização em comunicado.

De acordo com Hanno Schäfer, investigador da Universidade Técnica de Munique, que participou nos trabalhos de prospecção, “a grande ameaça para a sobrevivência da espécie, e para outras plantas e aves costeiras, é a elevada pressão de pastoreio das 245 cabras e ovelhas selvagens que habitam nas encostas do Corvo e onde se localizam as maiores falésias do Atlântico Norte”. Schäfer indica ainda que a não-me-esqueças está apenas fora do alcance dos animais nas falésias mais declivosas e inacessíveis. No entanto, estas falésias são muito instáveis e colapsam, o que pode provocar o desaparecimento desta rara planta.

Fotos: Hanno Schäfer (4-7) / Nuno Rodrigues (1-3)

Categories: Biodiversidade, Destaques, Portugal
Tags: , , ,

1 Comentário + Comentar

Deixe um comentário





Voltar à página anterior Imprimir esta página

Patrocinadores

  • logo_aa

Design e Desenvolvimento - MagicSite Internet Solutions