Você está em: Inicial » Angola // Brasil // Cabo Verde // Crônicas // Galiza // Goa, Damão e Diu // Guiné-Bissau // Macau // Matérias Especiais // Moçambique // Países // Portugal // São Tomé e Príncipe // Timor Leste » AS MENINAS DA NIGÉRIA – De Carlos Magno de Melo
As meninas da Nigéria
Carlos Magno de Melo
Cem dias. Esta semana completaram-se cem dias. O silêncio é inquietador. Revoltante. Cem dias e as estudantes da Nigéria sequestradas por terroristas estão em poder dos criminosos. Cem dias. É muita dor para as famílias desamparadas. É muito horror para aquelas meninas que tiveram a má sorte de serem da Nigéria. Fossem da Dinamarca, Rússia, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, fossem da França. Mas elas são meninas da Nigéria. Meninas da Nigéria, é mais fácil se esquecerem as meninas da Nigéria. Meninas da Nigéria não pesam na consciência dos povos. A tragédia sofrida por meninas da Nigéria está muito longe. Está na miséria d’África, tão cheia de tragédias. As meninas da Nigéria foram raptadas dentro da escola. Foram aprender e aprenderam. Aprenderam que as meninas da Nigéria são meninas para serem esquecidas e abandonadas nas mãos de selvagens. Aprenderam a lição: a desfaçatez do mundo civilizado é a realidade para elas, as relegadas à própria sorte. Aprenderam como é duro não terem nascido em lares loiros e ricos da Europa ou da América. Aprenderam que bem poderiam ter os olhos repuxados das meninas do Japão. Aprenderam que o terror não tem limites na escalada sangrenta. Essas meninas aprenderam que o pensamento hipócrita e vergonhoso é em síntese: isso é um problema da Nigéria. As meninas da Nigéria não são nossas meninas.
As meninas da Nigéria são mártires da hipocrisia branca, amarela e negra da população do mundo que as ignora. O episódio monstruoso das meninas da Nigéria é um tapa na cara da Humanidade.
A indiferença dos governos e organismos internacionais, tão covarde, vergonhosa e indescritível, tanto quanto possa ser indescritível tamanha indiferença, iguala cada povo ao brutal sequestrador. A Civilização se equipara à barbárie. Cada país no globo se iguala aos sequestradores. Cada um de nós se equipara aos sequestradores das meninas da Nigéria, com o nosso silêncio.
As meninas da Nigéria esquecidas pelo mundo civilizado ???? Que mundo é esse??? Um mundo civilizado que inventa histórias, que noticia inverdades, que invade países,fomenta guerras ao mesmo tempo que promete o que não cumpre ??? Que explora as riquezas dos povos que engana??? Que macula a imagem de outros brancos que realmente fizeram algo de positivo por esses povos negros??? Que fornecem armas e fomentam guerras civis entre irmãos??? Que cinicamente deixam que ISRAEL assassine em duas semanas cerca de 600 palestinos civis de todas as idades, entre as quais crianças??? Alguém já parou para pensar se há alguma diferença entre este genocídio e o que Hitler causou com os tristes e famosos campos de concentração da 2.ª Guerra Mundial e dos quais os judeus tanto choram pelos seus entes-queridos??? O tempo ensina-nos muito mais do que um bom professor de História. Esse mundo, dito civilizado, não tem força para acabar com esse genocídio??? Conversa-se muito, mas existem interesses naquela área para esse mundo cruel, dito civilizado, que suplantam a matança que somos obrigados a assistir sem quase nada podermos fazer. Os palestinos estão nas mãos dos donos do mundo. As vítimas de ontem são os algozes de hoje e a TV noticia este massacre a toda a hora sem um único gesto de indignação, como se tudo fosse absolutamente normal. Apenas mais uma notícia rentável para preencher um jornal diário por muito tempo.
Armando Ribeiro
a.ribeiro.consultor@gmail.com
HÁ… AS MENINAS DA NIGÉRIA.
São iguais as meninas Palestinas, todas as outras meninas de África, as meninas do Afeganistão e tantas outras meninas e meninos que para esse cruel mundo “civilizado” só servem para alimentar noticias quando são noticias, no dia seguinte…