Você está em: Inicial » Angola // Brasil // Cabo Verde // Crônicas // Galiza // Goa, Damão e Diu // Guiné-Bissau // Literatura Prosa // Macau // Matérias Especiais // Moçambique // Países // Portugal // São Tomé e Príncipe // Timor Leste » FALTA DE REALISMO – De ROLDÃO SIMAS FILHO – BRASÍLIA – BRASIL

FALTA DE REALISMO – De ROLDÃO SIMAS FILHO – BRASÍLIA – BRASIL

Falta de realismo

 

     Falta de realismo para encarar os problemas. Os dirigentes políticos vivem num mundo da fantasia e por isso os seus atos não resolvem os problemas e acabam piorando em vez de melhorar. Os exemplos são a regra.

                 Para melhorar o ensino básico, extinguiu-se o curso Normal, que funcionava, e passou-se a exigir dos professores primários graduação superior em pedagogia para alfabetizar as crianças e ensinar as quatro operações, em vez de criar uma carreira profissional séria.

                Agora, em vez de reduzir a duração, aumenta-se para oito anos o curso de medicina para resolver a carência de bons médicos. Nosso sucesso com as faculdades de odontologia independentes das de medicina poderia ser um espelho. Lembrar que, em Portugal, complicaram,  exigindo a formação médica na especialidade de estomatologia para quem quer ser dentista.

              Lembro ainda que no Uruguai havia curso médio para parteiras. Afinal, o parto é algo natural, não é uma doença que exija tratamento médico.  Por isso, no Brasil, há um número recorde de cesarianas.

                Outro exemplo de falta de realismo é o da demarcação de terras indígenas como prioridade. Ao contrário, isso tem gerado miséria para os próprios índios aculturados, que não são mais caçadores ou agricultores, e demandam desfrutar dos recursos e confortos da civilização. O caso paradigmático é o da reserva Raposa- Serra do Sol, tratado poeticamente e que levou ao fim a produção de arroz em Roraima e levou os próprios índios a se transformarem em favelados em Boa Vista.

                                                                                                  Roldão Simas Filho

                                                                                              Brasília, 18 de julho de 2013

Identidade 3.380.266 -DF

químico aposentado

AOS 2 – E -401

70660-025 -DF

T. (61) 3361-7571

 

1 Comentário + Comentar

Deixe um comentário





Voltar à página anterior Imprimir esta página

Patrocinadores

  • logo_aa

Design e Desenvolvimento - MagicSite Internet Solutions