Você está em: Inicial » Angola // Brasil // Cabo Verde // Galiza // Goa, Damão e Diu // Guiné-Bissau // Macau // Matérias Especiais // Memórias // Moçambique // Países // Portugal // São Tomé e Príncipe // Timor Leste » HOMENAGEM À MINHA AMIGA JUDIA, SENHORA ELISON

HOMENAGEM À MINHA AMIGA JUDIA, SENHORA ELISON

ENTRE OS MEUS GRANDES AMIGOS, A SENHORA DONA ELISON, JUDIA, RESIDENTE EM JOHANNESBURG, ÁFRICA DO SUL , FOI UMA AMIGA INESQUECÍVEL QUE CONHECI COM 27 ANOS DE IDADE  EM JOHANNESBURG NO ANO DE  1959, NA SUA OURIVESARIA, SITUADA NA BREE STREET.

Publico o texto que se segue em sua homenagem .

ARMANDO CRISTÓVÃO OLIVEIRA RIBEIRO.

SÃo JOSÉ DE RIO PRETO,-SP- BRASIL,15 de Abril de 2017

Robespierre e os Judeu

“Falaram-vos coisas infinitamente exageradas sobre os judeus, e frequentemente contrárias à história. Como podemos culpá-los pelas perseguições de que foram vítimas, pelas mãos de diferentes povos? Essas perseguições são, pelo contrário, crimes nacionais dos quais devemos nos purificar, entregando-lhes os direitos imprescritíveis do homem, dos quais nenhum poder humano pode despojá-los. A eles ainda são imputados vícios, preconceitos, exagerados pelo espírito sectário e pelo interesse. Mas de que podemos culpá-los a não ser de nossas próprias injustiças? Depois de tê-los excluído de todas as honras, mesmo do direito à estima pública, não lhes deixamos nada mais que os objetos de especulação lucrativa. Devolvamos-lhes a felicidade, a pátria, a virtude, ao entregar-lhes a dignidade de homens e de cidadãos; esperemos que jamais se torne uma política, digam o que disserem, condenar à aviltação e à opressão uma multidão de homens que vivem entre nós. Como poderia o interesse social estar fundado sobre a violação dos princípios eternos da justiça e da razão que são as bases de toda a sociedade humana?”

 (Final do pronunciamento feito por Robespierre na Assembléia Constituinte, em 23 de dezembro de 1789, sobre o direito de voto dos atores e judeus. Citado por Slavoj Zizec em Robespierre Virtude e Terror)

 

Deixe um comentário





Voltar à página anterior Imprimir esta página

Patrocinadores

  • logo_aa

Design e Desenvolvimento - MagicSite Internet Solutions