Você está em: Inicial » Angola // Brasil // Cabo Verde // Culinária // Curiosidades // Galiza // Goa, Damão e Diu // Guiné-Bissau // Macau // Matérias Especiais // Moçambique // Países // Portugal // São Tomé e Príncipe // Timor Leste » MIRTILO DE PORTUGAL

MIRTILO DE PORTUGAL

 

7 factos que provavelmente não sabe sobre o mirtilo

Jul 21st, 2014 @ 01:30 pm › Green Savers
↓ Leave a comment

A cultura do mirtilo está bastante difundida pelo território nacional e tem um grande potencial para se tornar numa importante parcela para a economia agrícola de Portugal. Por esta altura, as feiras de mirtilo sucedem-se por todo o país. Contudo, provavelmente, existem muitos factos e benefícios sobre o mirtilo que são do desconhecimento geral. O portal O Meu Bem Estar partilhou alguns deles.

1. Protegem contra a perda de memória

Um estudo de 2012 indica que a ingestão de pelo menos uma taça de mirtilos por semana retarda o declínio cognitivo em vários anos. Uma explicação possível para este benefício tem que ver com o facto de os mirtilos protegerem o cérebro ao eliminarem as proteínas tóxicas que se acumulam no órgão, como revelou um outro estudo de 2013.

2. Estado norte-americano do Maine é o maior produtor mundial

Embora em Portugal haja grande produção do fruto, o estado norte-americano do Maine é o maior produtor de mirtilo do mundo.

3. Podem ser utilizados como corante alimentar natural

Devido à sua coloração forte, os mirtilos podem ser utilizados como corante alimentar natural. As lendas também dizem que os primeiros colonos americanos ferviam-nos com leite para fazer tinta cinzenta.

4. Em estado perfeito devem ter uma camada de pó

Uma forma de ver se os mirtilos estão em bom estado para consumo é verificar a existência de uma fina camada de pó, que dá um aspecto mais fosco ao fruto.

5. Apenas devem ser lavados imediatamente antes do consumo

A lavagem suaviza os mirtilos, o que pode acelerar a sua deterioração. Como tal, apenas os deve lavar imediatamente antes de consumir.

6. O arbusto que dá o mirtilo é um “parente próximo” do rododendro

O mirtilo é uma espécie de arbusto de pequeno porte e é parente próximo do rododendro, um género de planta cuja ingestão é venenosa, e também do oxicoco, um arbusto de pequeno porte que produz bagas vermelhas comestíveis, conhecidas como arando ou também mirtilos-vermelhos.

7. Muitos alimentos aromatizados com mirtilo não têm na verdade o fruto

Produtos como os cereais, queques, pão de marcas conhecidas, por exemplo, não utilizam mirtilos verdadeiros nos seus produtos. Em vez disso utilizam corantes, aromatizantes e açúcares para recriar o sabor a mirtilo.

Cate

Deixe um comentário





Voltar à página anterior Imprimir esta página

Patrocinadores

  • logo_aa

Design e Desenvolvimento - MagicSite Internet Solutions