Professores do Brasil Alerta Nacional
PROFESSORES DO BRASIL – ALERTA NACIONAL
O professor é à base da sociedade.
Mas onde estão os professores?
Quem são eles?
Onde está o seu valor?
O mundo se faz de professores!
Mas onde estão os nossos professores?
Quem são eles?
A sociedade se constitui de “doutores”.
Onde está o valor do professor?
Qual é o seu valor?
Somos profissionais como qualquer outro.
Não existe transferência de conhecimento sem um professor.
Mas onde está o seu valor?
Quem são eles?
Você quer ser um professor?
Mas quem não teve um professor.
Mas onde está o seu valor?
Onde está a sensibilidade de ver e reconhecer o trabalho dos professores.
A arte de ensinar e aprender é uma tarefa do professor; que se doa com objetivo de ensinar.
Ensinar quem?
Onde estão os ensinados?
Qual é o nosso valor?
Quem somos nós?
Onde estão os nossos alunos?
Como somos vistos?
Você quer ser um professor?
Mas quem não teve um professor?
Autor: Dhiogo José Caetano – Professor e Jornalista
Dhiogo, meu caro:
Antecipadamente grato, informo-o que publiquei a sua matéria sobre os professores.
Quem são eles ??? Em realidade somos todos, porque diariamente, mesmo sem uma sala de aula, temos sempre algo para transmitir, esclarecer e ensinar aos amigos, filhos, alunos , etc., passando-lhes grande parte dos nossos conhecimentos e experiências vividas.
Todavia, também somos todos alunos , porque ao longo da vida enxergamos coisas com as quais muito podemos aprender se estivermos atentos ao que se passa à nossa volta e creia que é uma imensa gama de coisas.
Temos os livros, os jornais a televisão , as pessoas com as suas mais diversas idiossincrasias, as guerras, a fome, a violência, os festivais , o futebol, o carnaval, as viagens para vermos coisas diferentes no país e além fronteiras, o restaurante com etiquetas ou modos diferentes de comportamento dos usuários, como saber usar os talheres, mastigação com a boca aberta ou fechada, como nos servimos, etc, etc, etc.
Em suma: Aprendemos com os professores nas escola e fora dela sem eles. Queira isso cada um de nós e verificaremos que o mundo importantíssimo e fundamental da escola é muito limitado quando o comparamos com o tanto que temos para aprender fora dela.
Sem esse aprendizado externo, a cada dia, seremos todos indivíduos falhados.
Com isto apenas e simplesmente quero dizer-lhe que paralelamente à valorização que é devida a cada professor como buriladores de tenras mentes, como exercício fundamental para a nossa educação , também faz-se necessário que os estudantes de todas as idades, nas próprias creches, comecem a ser alertados para essa vida real externa que todos teremos e deveremos viver da melhor forma possível e com sucesso para sermos felizes como humanos verdadeiramente integrados socialmente e de respeito mútuo entre os indivíduos e as diferentes culturas de cada região e entre os povos de diferentes nações.
Quando todos os professores souberem isto e também tiverem a capacidade de transmitir toda esta riqueza aos seus pupilos e fazê-los se interessarem por ela, então teremos um mundo magnífico.
Pergunta: É isso que acontece na atualidade ??? Em cada atividade devemos avaliar os profissionais pelos resultados . Se a resposta for positiva, então os Meios de Comunicação estão mentalizando o povo do contrário. Quem deve ser responsabilizado? Quem fala a verdade ? Os professores estão desempenhando as suas funções com competência ???
Deixo-o à vontade para formular a sua resposta, mas claro e sem dúvida devemos sempre valorizar a classe docente.
Parabéns pelo seu empenho.
Abraços e cordiais saudações lusófonas.
Armando Ribeiro
http://www.aresemares.com