Você está em: Inicial » Brasil // Destaques // Notícias » Chanceleres do Brasil e Angola fortalecem relações bilaterais
Brasília, 5 dez (Prensa Latina) Os chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e de Angola, Georges Chikoti, examinarão hoje aqui os principais temas da agenda bilateral, com ênfase particular na Aliança Estratégica, acordada em 2010.
De hoje até quarta-feira, Chikoti cumprirá uma visita oficial a Brasília, convidado por seu homólogo brasileiro.
No Palácio de Itamaraty, sede da chancelaria brasileira, Patriota e Chikoti, darão prosseguimento aos assuntos abordados entre os presidentes de ambos países durante a visita da mandatária Dilma Rousseff a Luanda, em outubro passado, indica uma nota de imprensa do Ministério de Relações Exteriores.
Assim, os chefes das diplomacias do Brasil e Angola tratarão de aspectos regionais e multilaterais, com destaque para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência exerce atualmente a nação africana.
Dados oficiais de Itamaraty referem que o intercâmbio comercial entre Brasília e Luanda cresceu cerca de sete vezes nos últimos 10 anos. Em 2010, segundo as estatísticas, Angola foi o quinto maior sócio comercial do Brasil na África.
O fluxo comercial no ano passado totalizou mil 440 milhões de dólares, indica Itamaraty e acrescenta que nos primeiros 10 meses de 2011, o intercâmbio cresceu para 1 bilhão 143 milhões de dólares.
Sem dar cifras, a chancelaria brasileira aponta que a rede de investimentos entre as duas nações também cresceu consideravelmente.
Chikoti ocupa o cargo de ministro angolano de Relações Exteriores desde novembro de 2010, depois de 18 anos como vice-chanceler. Sua biografia revela que começou sua militância política na Fundação Nacional para a Libertação de Angola (FNLA).
Durante a guerra civil nessa nação africana (1975-2002), a FNLA aliou-se à União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) contra o dirigente Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA). Até 1992, Chikoti esteve vinculado à Unita, ano em que passou a militar no MPLA.
Por sua vez, a embaixada angolana nesta capital, informa em comunicado de imprensa que recentemente Brasília concedeu uma linha de crédito a Luanda de cinco bilhões de dólares.
Agrega que Chikoti sustentará amanhã um encontro com os embaixadores africanos, da CPLP e do Conselho de Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, bem como com representantes da União Europeia e de agências de Nações Unidas no gigante sul-americano.
Prezados Senhores,
Estive em S. J. do Rio Preto nos dias 30-31 e procurei me comunicar com os senhores pelos fones: 32251861 e 30143828. Infelizmente a comunicação mostrou-se IMPOSSÍVEL! Feliz Ano Novo!
Prezado Senhor
Mário Fonseca:
Bom dia.
Agradeço e respondo à sua mensagem informando V. Senhoria do seguinte:
Seria um prazer recebê-lo em minha residência em São José do Rio Preto, mas deixei de residir no Brasil para voltar para Portugal, depois de 41 anos nesse país irmão e no qiual deixei muitas amizades com as quais me correspondo assiduamente.
Esta a razão do telefone não ter atendido as suas chamadas, visto que parti daí em Janeiro do ano findo e ainda não atualizei o telefone nem o endereço da site http://www.aresemares.com.
Porém, como deve ter constatado, publiquei no referido site a sua pessoa, como tradutor de diversos idiomas, por sugestão do meu mui amigo Senhor João Sinício, cavalheiro de elevado saber, residente em Brasília, com o qual suponho relacionar-se.
Resido em CASCAIS, Região de LISBOA- PORTUGAL em situação definitiva.
Sou cidadão português, como deve imaginar.
Em face do exposto, um eventual encontro entre nós agora só será possível caso se desloque a Portugal.
Da minha parte estarei sempre à disposição caso deseje estabelecer algum tipo de relacionamento onde possa ser útil.
Aproveito a oportunidade para informá-lo também que a ARES E MARES foi criada com o objectivo de estreitar as relações já existentes entre os países da COMUNIDADE LUSÓFONA constituída pelos países dee LÍNGUA PORTUGUESA, tais como Angola, Brasil, Cabo Vede, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, além das Diásporas de Goa, Damão, Diu, Macau e Malaca, antigas possessões territoriais Portuguesas na Ásia, como foram os países acima registrados.
Como já tem o meu e-mail e sabe que lhe responderei, poderá fazer uso dele sempre que achar conveniente.
Um Feliz 2 019, com estima e atenciosamente,
Armando Cristóvão Oliveira Ribeiro
Telefones em Portugal:
914 666 389 e 211 318 678
O código telefónico de Portugal é 351
Endereço:
Rua José Carvalho Araújo, 85
Cód. Postal 2750 – 396
CASCAIS
P0rtugal