Você está em: Inicial » Angola // Brasil // Cabo Verde // Curiosidades // Eventos // Galiza // Goa, Damão e Diu // Guiné-Bissau // Macau // Matérias Especiais // Moçambique // Notícias // Países // Portugal // São Tomé e Príncipe » Lingua Portuguesa no Sistema Mundial- Conferência Internacional

Lingua Portuguesa no Sistema Mundial- Conferência Internacional

II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial

II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial

A conferência está aberta a todos quantos estiverem interessados em assistir e participar nos trabalhos. Para tal, bastará preencher o formulário de inscrição em linha e pagar 25€, que dará direito ao certificado de presença.

27-08-2013

Objetivos

A II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Constitui o segmento inicial de uma reunião de Ministros da CPLP, destinada a avaliar, entre outros assuntos, o estado de execução do Plano de Ação de Brasília, aprovado em 2010, aquando da I Conferência.

Trata-se de um evento que reunirá em Lisboa, a 29 e 30 de outubro deste ano, eminentes académicos dos países de Língua Portuguesa, para refletir acerca do Plano de Ação de Brasília, traçar os pontos de situação relativamente à sua implementação, e, através do foco no tema “Língua Portuguesa Global – Internacionalização, Ciência e Inovação”, conhecer perspetivas e projetar ações atinentes à relação entre a Língua Portuguesa e a divulgação do conhecimento e da inovação por todo o mundo.

A organização desta Conferência resulta de um consórcio entre três Faculdades de Letras e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com centros de investigação em linguística (Universidades de Lisboa, de Coimbra e do Porto e Universidade Nova de Lisboa), todas representadas na Comissão Organizadora, de modo a conferir à sua preparação uma base académica de nível nacional.

Sendo seu objetivo avaliar a implementação do Plano de Ação de Brasília, nela se retomará, como elementos estruturais, as grandes secções desse plano, a que se acrescentarão temas debatidos em sucessivas reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Assim os eixos temáticos da Conferência serão os seguintes:

Tema I: Língua Portuguesa: Ciência e Inovação

Tema II: Internacionalização e Indústrias Culturais

Tema III: Ensino e Formação

Tema IV: Diversidade Linguística: Políticas

Tema V: Estado de Implementação do Acordo Ortográfico

A Conferência contará com a presença de eminentes pensadores e oradores sobre as questões que aproximam as ideias da Língua Portuguesa daquelas que se prendem à inovação, ao desenvolvimento, à difusão e à aplicação do conhecimento; terá ainda a participação alargada da sociedade civil, através de eventos paralelos, de natureza política, cultural, económica ou mediática, emanados de várias organizações, associações e Ordens profissionais.

Aceda a:

1 Comentário + Comentar

Deixe um comentário





Voltar à página anterior Imprimir esta página

Patrocinadores

  • logo_aa

Design e Desenvolvimento - MagicSite Internet Solutions