Você está em: Inicial » Angola // Brasil // Cabo Verde // Curiosidades // Galiza // Goa, Damão e Diu // Guiné-Bissau // Macau // Matérias Especiais // Moçambique // Notícias // Países // Portugal // São Tomé e Príncipe // Timor Leste » PORTO MARÍTIMO DA BEIRA – MOÇAMBIQUE

PORTO MARÍTIMO DA BEIRA – MOÇAMBIQUE

Porto da Beira, em Moçambique, com congestionamento resolvido a curto prazo

A situação de congestionamento do porto da Beira, na província de Sofala, deverá ficar solucionada dentro de três meses, disse o administrador-delegado da Cornelder de Moçambique, Carlos Mesquita.

Citado pelo jornal Notícias, de Maputo, o administrador-delegado da empresa gestora do porto da Beira disse ainda tratar-se de um problema que se acentuou nos últimos dez anos com o aumento da carga e com a inversão da relação entre transporte ferroviário e transporte rodoviário.

No entanto, o problema está em vias de ser solucionado devido ao recomeço do transporte ferroviário de carga directo do porto da Beira para Lusaca, na Zâmbia, depois de uma paralisação de um quarto de século.

Carlos Mesquita disse que os portos de Moçambique estão preparados para fazer o escoamento das mercadorias numa percentagem de 75% por caminho-de-ferro e 25% por estrada, situação que foi invertida com a concessão do Sistema Ferroviário da Beira, formado pelas linhas de Machipanda, construída em 1906, e de Sena, 1914, à extinta Companhia Caminhos de Ferro da Beira (CCFB).

Devido à incapacidade da empresa em cumprir as cláusulas contratuais com a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, até há pouco tempo a carga chegada ao porto da Beira era escoada 65 a 70% por estrada e os restantes 35% a 40% por caminho-de-ferro. (macauhub).

ATENÇÃO – INFORMAÇÃO IMPORTANTE .

A Cidade da BEIRA é a segunda maior de MOÇAMBIQUE e possui um belo Porto de Mar ligado a uma ferrovia que esteve paralizada por cerca de 25 anos, depois que Portugal cedeu a sua independência, devido à guerra deflagrada entre facções partidárias do novo país.

Esta ferrovia atravessa a fronteira com o ZIMBABUÉ, tem ligação com a ferrovia que atravessa a ZÂMBIA , em direcção ao norte, e também com a ferrovia da ÁFRICA DO SUL, em direção ao sul.  Portanto, é uma ferrovia que está conectada a ferrovias com uma extensão de milhares de quilómetros, servindo três países ríquíssimos e é a única saída, para o Oceano Índico, da ZÂMBIA e ZIMBABUÉ, dois países do interior da África através de MOÇAMBIQUE, país de Língua Portuguesa.

Compartilhe esta notícia:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Print
  • email
  • RSS

Notícias relacionadas:

  1. Porto da Beira, Moçambique, terá a prazo terminal de carvão de grandes dimensões
  2. Finlandesa Konecranes vai construir guindastes para o porto da Beira, em Moçambique
  3. Moçambique: Porto da Beira precisa de investir 37 milhões de dólares em dragagens
  4. Porto da Beira, em Moçambique, quer duplicar movimento de contentores e carga
  5. Porto da Beira, em Moçambique, vai ser recuperado

Deixe um comentário





Voltar à página anterior Imprimir esta página

Patrocinadores

  • logo_aa

Design e Desenvolvimento - MagicSite Internet Solutions