Você está em: Inicial » Angola // Brasil // Cabo Verde // Eventos // Galiza // Goa, Damão e Diu // Guiné-Bissau // Macau // Moçambique // Notícias // Países // Portugal // São Tomé e Príncipe // Timor Leste » Recital e Homenagem ao Embaixador Lauro Moreira na Câmara Municipal de São José do Rio Preto – SP

Recital e Homenagem ao Embaixador Lauro Moreira na Câmara Municipal de São José do Rio Preto – SP

Assine
Edição Impressa
Edições Anteriores

        Buscar
Página Inicial         |         Versão Impressa         |         Política         |         Cidades         |         Polícia         |         Geral         |         Cultura         |         Esporte         |         Eleições 2012         |         Eventos     
        NOTÍCIAS – CULTURA  
 Ares e Mares traz para Rio Preto o Embaixador do Brasil Lauro Moreira
10 / 10 / 2012 – 00:16

Divulgação

Foto: Divulgação
Divulgação    Nesta quarta-feira, (10) e na quinta-feira, (11) a noite, Rio Preto recebe a presença do embaixador do Brasil Lauro Moreira, diplomata dedicado à cultura brasileira interpreta a poetisa Marly de Oliveira de Itapemirim/ES seu trabalho foi reconhecido pelos prêmios Alphonsus de Guimarães (INL), Olavo Bilac (ABL) e outros.
Rio Preto recebe nesta quarta-feira, (10), às 20h o Embaixador do Brasil Lauro Moreira, para o recital “A Poesia de Marly de Oliveira interpretada por Lauro Moreira”, cujo evento tem como cenário a Galeria de Artes Norma Vilar e amanhã, às 19h30 o embaixador será homenageado pelos serviços prestados à cultura brasileira na Câmara Municipal amanhã. A celebração será aberta ao público, com entrada gratuita.
O evento está sendo realizado pelo Grupo Cultural Ares e Mares, presidido por Armando C.Oliveira Ribeiro e Roseli Ferraz de Arruda. A casa tem como missão estreitar os laços entre os povos lusófonos que unem os países de língua portuguesa como a Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Galiza, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Macau, Goa, Damão e Diu.
Lauro Moreira, como diplomata, serviu em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Marrocos e Lisboa. Presidiu a Comissão Nacional para as comemorações do “V Centenário do Descobrimento do Brasil”, foi diretor geral da Agência Brasileira de Cooperação (2003 a 2006), e se tornou o primeiro Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa (2006/2010). Como militante da causa cultural e artística, dedicou-se às artes cênicas como diretor, ator e autor. Atuou no cinema como documentarista, e recebeu inúmeros prêmios em fotografia.
Sempre investiu de forma especial na promoção das artes e da cultura brasileira, principalmente em relação à música e à literatura em língua portuguesa. Em 2008, entre outros inúmeros trabalhos lançou o CD duplo, com poemas de Marly de Oliveira. A poetisa Marly de Oliveira nasceu em 11 de junho de 1935 em Cachoeiro do Itapemirim/ES, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1° de junho de 2007. Poetisa de grandes recursos estilísticos e culturais fez uma poesia metafórica e independente da linha de sua geração (1945). Lírica, cheia de beleza, obteve prêmios importantes: Alphonsus de Guimarães (INL), Olavo Bilac (ABL) e outros.
Em 2013, o Grupo Ares e Mares iniciará um novo projeto “Casa de Ler Lauro Moreira”, promovendo encontros anuais, desenvolvendo estudos e divulgando poetas, escritores e artistas. O projeto também será composto por exposições artísticas, recitais, compartilhando e apoiando projetos, “A nossa região será considerada como plataforma para os povos que hoje falam português, independente da cor, religião ou nacionalidade possam se aproximar” declarou Roseli Ferraz de Arruda, fundadora do grupo Ares e Mares.
Para mais informações o Grupo Cultural disponibiliza o site: www.aresemares.com, onde divulga obras de autores em língua portuguesa ligando-os a uma comunidade histórico-cultural.
Reportagem: Da redação

Câmara Municipal de São José do Rio Preto - SP

Embaixador Lauro Moreira recebe homenagem na Câmara

Nesta quinta-feira (11/10), a Câmara Municipal de São José do Rio Preto será sede de uma homenagem ao Embaixador Lauro Moreira. A solenidade é uma iniciativa do vereador Jorge Abdanur (PSDB) e está marcada para as 19h30.
Embaixador Lauro Moreira recebe homenagem na Câmara

Lauro Moreira recebe a homenagem em agradecimento aos relevantes serviços prestados em prol da cultura brasileira. Nessa ocasião, estarão reunidos nomes de destaque da sociedade rio-pretense e da comunidade portuguesa.

Moreira está em Rio Preto a convite do Grupo Cultural Ares e Mares, presidido por Armando Oliveira Ribeiro e Roseli Ferraz de Arruda. Sua passagem pela cidade incluiu o recital “A Poesia de Marly de Oliveira interpretada por Lauro Moreira”, realizado na Galeria de Artes Norma Vilar.

Perfil

Lauro Moreira exerce atualmente a função de Presidente do Conselho da Biblioteca Padre Euclides, Instituição centenária localizada na cidade de Ribeirão Preto. Como diplomata, já serviu em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Marrocos e Lisboa.

Presidiu a Comissão Nacional para as comemorações do “V Centenário do Descobrimento do Brasil”, foi diretor geral da Agência Brasileira de Cooperação e o primeiro Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, entre 2006 e 2010. Dedicou-se às artes cênicas como diretor, ator a autor. Atuou no cinema como documentarista e recebeu inúmeros prêmios em fotografia.

Na promoção das artes e da cultura brasileira, tem como focos a música e a literatura em língua portuguesa. Em 1998, lançou o CD duplo “Mãos dadas”, em que recita obras de poetas da língua portuguesa. Em 2005, gravou o álbum “Manuel Bandeira: o poeta em Botafogo”, com interpretações próprias e do poeta, ilustradas com a música de Camargo Guarnieri.

Em 2008, Lauro Moreira lançou um CD com poemas de Marly de Oliveira. Criou o grupo “Solo Brasil”, que já percorreu vinte países em quatro continentes e inúmeras cidades brasileiras. O trabalho apresenta um painel com o que há de mais representativo na MPB do século XX.

Em 2013, o Grupo Ares e Mares abrirá as portas da ‘‘Casa de Ler Lauro Moreira”, para promover encontros anuais, desenvolver estudos, divulgar poetas, escritores e artistas, desenvolver ações culturais como encontros, recitais, exposições artísticas, compartilhar e apoiar projetos como forma de aproximar os povos de língua portuguesa.

Mariana Daher

Comunicação / Câmara Municipal

Durante a solene homengem ao Senhor Embaixador Lauro Moreira , ao qual foi entregue uma PLACA DE PRATA, integravam a Mesa o presidente, Vereador Dr. Jorge Abdanur, Diretores da ARES E MARES, Armando C. O. Ribeiro e Roseli F. de Arruda, Condessa Gislene Pascutti Abelane, Norma Vilar , Presidente e diretor do Hospital da Beneficência Portuguesa, Dr Artur Azevedo

Discursaram os senhores Dr. Jorge Abdanur, Armando Ribeiro, Roseli Arruda, Condessa Gislene e no final o homenageado, Embaixador Lauro Moreira.

Por falta de acesso temporário só nos é possível publicar o discurso de Armando Ribeiro, diretor da ARES E MARES.

Excelêntissimos senhores e senhoras Dr Jorge Abdanur, Embaixador Lauro Moreira, dr. Artur, Condessa Gislene, Norma Vilar , minha colega na ARES E MARES, Roseli Arruda, minhas senhoras e meus senhores:

Boa- Noite

O tempo disponível para proferir algumas palavras, dirigindo-me aos digníssimos membros desta mesa e à plateia de amigos que aqui nos vieram honrar com suas presenças, é exíguo e por isso serei sucinto, na medida do possível, para informar-lhes que ao longo de dias alimentei três emoções, que agora tomam conta de mim, momento muito especial, e por isso não sei se devo rir de alegria, gritar ou chorar de emoção.

Mas os homens não choram, assim diz a tradição, e como cidadão português, um dos fundadores e diretores da ARES E MARES, nascida, registrada e sediada nesta cidade, jamais imaginei que num dia, numa noite como esta, tão especial e solene, na CÂMARA MUNICIPAL da cidade onde resido, perante as Autoridades e a boa e destacada gente desta cidade, deste país e também da minha PÁTRIA, pudesse participar de um ato tão solene para homenagear alguém tão importante deste país e com a estirpe do nosso EMBAIXADOR LAURO MOREIRA, não só pela sua extensa e prodigiosa carreira diplomática através de muitos países, representando a sua PÁTRIA, mas também, porque sendo um cidadão brasileiro, através de diversas iniciativas próprias, fomentou e divulgou, não só a Cultura Brasileira, mas também a de alguns países da COMUNIDADE LUSÓFONA, que se compõe de oito países de língua Portuguesa e suas grandes DIÁSPORAS de falantes desta nossa culta língua, espalhadas pelo mundo inteiro.

Senhora e senhores: Ao falar da LUSOFONIA e do grande trabalho do senhor EMBAIXADOR, que entre iniciativas, belíssimos discursos, farto conhecimento e pelo muito que já fez e continua fazendo pela LUSOFONIA e cultura deste país e, por isso, muitas vezes homenageado merecidamente, é fundamental que todos saibam que a ARES E MARES, da qual também é seu destacado membro, tem por objetivo fomentar e divulgar a CULTURA da COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, contribuindo assim para uma mais sólida integração dos mesmos, que a todos nós e aos nossos descendentes, direta ou indiretamente trará muitos benefícios.

Haverá, certamente, quem pergunte que tipo de benefício e eu lhes responderei, dizendo que há alguns anos, um grande cidadão brasileiro, o saudoso ULISSES GUIMARÃES, num festivo dia para todo o seu povo e certamente para os estrangeiros que aqui residem, como eu, num memorável discurso logo após a promulgação da nova CONSTITUIÇÃO, ele, com voz forte e empolgado com o seu entusiasmo peculiar, disse:

“Alguns podem discordar desta Constituição, mas desrespeitá-la, jamais. Com ela havemos de acabar com a miséria deste país. A fome. Pior miséria do que a fome é a falta de educação. MAS MUITO PIOR DO QUE ESTA MISÉRIA É, OS QUE PODEM, NADA FAZEREM PARA ACABAREM COM  ELA.”

Eu aqui, apenas acrescento o que todos nós sabemos, que na EDUCAÇÃO, como falar, ler e escrever, se insere a Cultura de um povo nas artes, na literatura, no convívio social, etc.

A ARES E MARES, com a participação de dezenas de intelectuais e artistas oriundos dos vários países desta Comunidade, está fomentando e divulgando a cultura em todas as suas nuances e tem as portas abertas a todos aqueles que desejem participar dela, enviando-nos os seus trabalhos, biografias e fotos para publicação e, assim, percorrerem o mundo.

As pessoas que não pertencem ou não têm interesses nesta região, ao olharem o mapa do Brasil, dificilmente enxergam aquele pontinho que sinaliza a cidade de RIO PRETO.

No mapa-mundi tudo piora, mas a ARES E MARES, em ação e com muito empenho, está ajudando para que, no mínimo, Rio Preto, seja  bem conhecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com 300 milhões de falantes, considerada uma língua de negócios globalizada e a terceira mais internacionalizada do mundo.

Saliento que os países de língua portuguesa juntos representam uma área territorial maior que toda a Europa e prenhe das maiores riquezas minerais, fauna e flora e que causam o interesse do mundo. Razão porque nos temos de acautelar, protegendo o que é nosso, desenvolver e explorar a favor dos nossos povos.

A Cultura é a parte avançada da Educação Básica e a ARES E MARES quer levá-la bem longe com a ajuda dos que a possuem e tiverem a consciência e a pré-disposição de colaborarem com ela. Ninguém pode oferecer ou dar o que não tem. Mas é nossa obrigação esperar um esforço dos que possuem as condições de fazê-lo.

Portugal criou esta grande comunidade com o esforço e muitas vidas perdidas com os seus bravos desbravadores, navegadores e heróis de antanho. Globalizou o mundo desconhecido de então. Chegou a todos os cantos do Mundo e agora cabe a todos nós unir esforços para preservarmos o que nos foi legado com suor e lágrimas dos nossos ancestrais, que fincaram as suas raízes culturais, as suas tradições, a sua língua e misturaram o seu sangue com todas as raças da espécie humana.

Termino, dizendo-lhes que um menino sonhador, feito homem e cheio de bons pensamentos, percorreu uma boa parte do mundo, viveu em vários países e transformou alguns dos seus sonhos em realidade. Um dia, pelas vicissitudes que a vida lhe causou, veio para este país, depois de ter ajudado muitos compatriotas apanhados pela mesma armadilha. Ele hoje está muito feliz porque está na cidade de São José do Rio Preto ajudando a realizar o sonho de fomentar a cultura lusófona entre oito povos irmãos e participando de uma homenagem a um grande brasileiro e acima de tudo, um grande e prestigiado lusófono, imortalizado pelo povo da sua terra natal. Embaixador Lauro Moreira, pelo Brasil e pela lusofonia com os seus riquíssimos  e incentivadores discursos, apelando para uma realidade que muitos ainda não enxergam.

É um enorme presente para um menino de cabelos brancos e de 80 Outonos portugueses, que completa hoje, nascido naquele Jardim à Beira-Mar Plantado- Portugal. É uma grande e feliz coincidência.

Muito obrigado

Armando Ribeiro.

008-Garcia.JPG081-Garcia.JPG092-Garcia.JPG

036-Garcia.JPG053-Garcia.JPG108-Garcia.JPG

099-Garcia.JPG119-Garcia.JPG116-Garcia.JPG004-Garcia.JPG

024-Garcia.JPG109-Garcia.JPG015-Garcia.JPG125-Garcia.JPG

124-Garcia.JPG128-Garcia.JPG129-Garcia.JPG

021-Garcia.JPG023-Garcia.JPG097-Garcia.JPG245-Garcia.JPG

231-Garcia.JPG238-Garcia.JPG219-Garcia.JPG

228-Garcia.JPG207-Garcia.JPG194-Garcia.JPG

203-Garcia.JPG208-Garcia.JPG211-Garcia.JPG

059-Garcia.JPG062-Garcia.JPG063-Garcia.JPG

066-Garcia.JPG067-Garcia.JPG138-Garcia.JPG

081-Garcia.JPG086-Garcia.JPG143-Garcia.JPG

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=c21f81a07c&view=att&th=13a76f756e98cb1d&attid=0.2&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-XS-LEolQF5AXfmEIGz1Ei&sadet=1351802705286&sads=3cssVfR6M3RCERGlQmNmHq52NkY

1 Comentário + Comentar

Deixe um comentário





Voltar à página anterior Imprimir esta página

Patrocinadores

  • logo_aa

Design e Desenvolvimento - MagicSite Internet Solutions